Alimentação

Bebês não devem tomar suco de fruta antes de 1 ano

Bebês não devem tomar suco de fruta antes de 1 ano

A Academia Americana de Pediatria (AAP) acaba de publicar um artigo no qual orienta que pais evitem oferecer sucos de frutas para bebês antes de 1 ano – mesmo que natural e espremido na hora. É que um copo de suco de fruta pode ter de três a quatro vezes mais calorias do que uma unidade da fruta, além de uma quantidade maior de frutose (um tipo de açúcar), o que contribui para problemas como ganho de peso, cárie dentária e doenças como diabetes. Entre 1 e 2 anos, a recomendação é que a dose seja limitada a 100 mililitros por dia. Dos 2 aos 6 anos, o consumo diário pode chegar a 150 mililitros.

A AAP lembra também que, para crianças até os 6 meses de vida, todas as necessidades nutricionais são obtidas através do leite materno. Portanto, não se deve oferecer suco e nem mesmo a fruta para crianças nessa idade. A partir do 6º mês é que a fruta pode ser consumida in natura como sobremesa ou lanche.

Mas não se assuste: o suco natural continua sendo uma opção saudável para os pequenos. O problema é que, por mais nutritivo que seja, ele também possui açúcar e calorias. Por isso, seu consumo deve ser limitado. A outra recomendação é que, caso não tenha tempo de preparar o suco em casa, o ideal é procurar por opções integrais e sem adição de açúcar, conservantes ou corantes.

Carioca, 25 anos, ruiva natural e designer de moda. Escreve sobre moda e beleza há oito anos e criou o Vida Mais Verde depois de começar a se interessar mais por cosméticos naturais e alimentação saudável. Sua missão aqui é levar um pouco mais de verde para aqueles que buscam uma vida mais consciente e sustentável.
Comentários
T o p o