Alimentação

Brasil ganha 1º ecomercado onde se troca lixo reciclável por comida

Brasil ganha 1º ecomercado onde se troca lixo reciclável por comida

No dia 31 de março, o município de Marechal Thaumaturgo, no Acre, ganhou um novo estabelecimento sustentável. Idealizado por Marcelo Valadão, presidente da House of Indians Foundation, em parceria com os índios Ashaninka, o TrocTroc Supermercado Consciente permite que o cliente troque lixo reciclável por compras no ecomercado. A cada quilo de material reciclável – que podem ser garrafas PET, latinhas de alumínio, entre outros recipientes – o cliente ganha 50 centavos para trocar por produtos como frutas, grãos, legumes e verduras – todos produzidos por agricultores locais. Caso o cliente entregue os resíduos já limpos e amassados, prontos para a reciclagem, o valor do bônus é acrescido em 20%.

Além de fomentar a economia local, a iniciativa é uma resposta ao excesso de detritos jogados na região, que contribuem principalmente para a poluição da margem do Rio Amônia. Valadão garante que em apenas um mês de funcionamento já foram arrecadadas mais de 5 mil toneladas – transferidas posteriormente para o centro de reciclagem em Rio Branco, a 560 quilômetros do estabelecimento.

Mais informações: TrocTroc Supermercado Consciente

Carioca, 25 anos, ruiva natural e designer de moda. Escreve sobre moda e beleza há oito anos e criou o Vida Mais Verde depois de começar a se interessar mais por cosméticos naturais e alimentação saudável. Sua missão aqui é levar um pouco mais de verde para aqueles que buscam uma vida mais consciente e sustentável.
Comentários
T o p o