Alimentação

Pães, bisnagas e massas terão redução de sódio a partir desse ano

Pães, bisnagas e massas terão redução de sódio a partir desse ano

O sódio continua sendo um dos maiores vilões da saúde dos brasileiros. Só para se ter uma ideia, cada pessoa ingere atualmente 12 gramas de sódio por dia, mais que o dobro do máximo sugerido pela Organização Mundial da Saúde, que é de 5 gramas. O grande problema é que os produtos disponíveis nos supermercados estão repletos dessa substância e, além da conscientização da população, necessitamos também de mudanças na indústria. A boa notícia é que o ministro da saúde, Ricardo Barros, assinou no dia 13 de junho, um novo acordo com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) para melhorar o perfil nutricional dos alimentos industrializados. A meta é retirar, voluntariamente, 28,5 toneladas de sódio da alimentação dos brasileiros em uma parceria que valerá para os próximos cinco anos, até 2022.

A primeira categoria a reduzir sódio em sua composição no novo acordo envolve pães, bisnaguinhas e massas instantâneas, com metas para 2017, 2018 e, no caso dos pães, até 2020. Bem presente na mesa dos brasileiros, os pães podem contribuir na redução de ingestão de sódio diária. Em 2011, quatro fatias de pão por dia representavam 40% da quantidade de sódio diária (796 mg). Após o primeiro acordo, esse índice, em 2016, passou a ser 22% (450 mg). Em 2020, a expectativa é chegar a 20% (400 mg).

Além da redução de sódio, o Ministério e a Abia avançam na discussão para redução de açúcar nos alimentos industrializados. A previsão é de lançar no segundo semestre o Plano de Redução de Açúcar em Alimentos Industrializados, que terá formato parecido com o de sódio e vai envolver alimentos como produtos lácteos, bebidas adoçadas, biscoitos, bolos e achocolatados.

Fonte: Portal da Saúde

Carioca, 25 anos, ruiva natural e designer de moda. Escreve sobre moda e beleza há oito anos e criou o Vida Mais Verde depois de começar a se interessar mais por cosméticos naturais e alimentação saudável. Sua missão aqui é levar um pouco mais de verde para aqueles que buscam uma vida mais consciente e sustentável.
Comentários
T o p o